quem somos

A Território da Notícia é uma solução de distribuição de conteúdo jornalístico. Nascemos para distribuir notícias e reportagens produzidas por iniciativas de jornalismo que atuam nas periferias e favelas de São Paulo, por meio de telas de sinalização digital instaladas em estabelecimentos comerciais nas periferias e favelas da cidade.

Nosso objetivo é desenvolver produtos e serviços que ofereçam sustentabilidade a quem faz jornalismo nas periferias e favelas, garantindo diversidade de narrativas no noticiário ao alcance dos moradores dos territórios e contribuir com o acesso ao direito à comunicação dos moradores.

Contemplada no Prêmio: Desafio de Inovação Google News Initiative na América Latina, dentre outras 30 propostas selecionadas na categoria inovação no Jornalismo em 2019, a Território da Notícia nasce a partir da idealização entre os coletivos de comunicação Alma Preta, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no direito, Periferia em Movimento e Preto Império.

Missão

Queremos que as populações das periferias e favelas se reconheçam e tenham autonomia de decisão a partir da oferta de conteúdos jornalísticos produzidos nas próprias periferias que sejam comprometidos com a garantia de direitos.

visão

Ser uma marca que valoriza a produção de jornalismo, que dá visibilidade para soluções criativas, inovadoras e engajadas em reduzir desigualdades sociais e combater estigmas e estereótipos sobre o cotidiano dos moradores de periferias e favelas.

valores e princípios

  •   Garantir a autonomia editorial dos produtores de conteúdo;
  •   Respeitar a garantia e promoção de direitos humanos: Antirracista, antimachista, antilgbtfóbica e não elitista;
  •   Garantir a qualidade e visibilidade de conteúdos dos produtores envolvidos;
  •   Valorizar o protagonismo periférico e a valorização da pluralidade de vozes e pensamentos;
  •     Garantir retorno financeiro aos parceiros estratégicos (produtores de conteúdos e estabelecimentos comerciais nas periferias)
  •   Construir um ambiente de relações profissionais favorável ao bem estar da saúde mental e física dos trabalhadores envolvidos;
  •     Possibilitar acessibilidade dos conteúdos ao maior número de pessoas;
  •   Garantir privacidade e segurança de dados dos produtores de conteúdo e público;
  •   Veicular anúncios periódicos pró-bono para iniciativas das periferias que atuam alinhadas com nossos valores e princípios;
  •     Estabelecer relacionamentos com empresas que sigam princípios éticos e que dialoguem com a garantia de direitos humanos;
  • Garantir a distribuição de conteúdo de interesse público, como prestação de serviço para as periferias e favelas de São Paulo;
  • Garantir direito a informação e a comunicação.

Equipe

Ronaldo Mattos

Comercial

Formado em Jornalismo pela UNIP, Ronaldo Matos é morador do Jardim Ângela. Em 2013, ele criou o coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola junto à jornalista Thais Siqueira. Como editor do portal de notícias do coletivo, o jornalista desenvolve uma série de reportagens especiais que investigam o cenário de transformações sociais e a identidade cultural das periferias. Matos também é membro da Rede Jornalistas das Periferias.

Carlos Henrique

Carlos Henrique

Alianças estratégicas

Formado em Administração de Empresas pela Uni Ítalo. Atualmente é diretor da Rede DoLadoDeCá empresa de comunicação popular, tendo experiência em criação, comunicação interna e planejamento estratégico de comunicação.

Priscila Reis

Assistente comercial

Formada em Relações Públicas pela FIAM FAAM- FMU, mora desde que nasceu no bairro de Brasilândia, zona norte de SP. Atua há três anos na produção de eventos e desde 2010 com desenvolvimento comunitário, atualmente está articuladora de projetos na Preto Império e é colaboradora do Território da Notícia.

Simone Freire

Marketing

De Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, graduou-se em Jornalismo na PUC-SP. Foi editora e coordenadora no jornal Brasil de Fato e do portal Alma Preta. Já colaborou com veículos como Revista Retrato do Brasil, Caros Amigos e Le Monde Diplomatique Brasil. É da Rede Jornalistas das Periferias.

Thiago-borges

Thiago Borges

Relações Públicas

33 anos, é morador do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo). Jornalista pela UNISA com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP, fundador e integrante da Periferia em Movimento e editor do Embarque no Direito. Faz parte da Rede Jornalistas das Periferias e da UniGraja – Universidade Livre Grajaú. Integra a gerência editorial do Território da Notícia e é responsável pelo relacionamento com fornecedores de conteúdo.

Evelyn

Evelyn Vilhena

Financeiro

É Jornalista, atua no coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola, que possui frentes voltadas para produção de conteúdo, formação e pesquisa com foco na identidade cultural das periferias.

Elaine Toledo

Administrativo

É formada em administração e gestão financeira pela UNIP e Anhembi Morumbi. Responsável pela análise, controle contábil e plano estratégico de negócios do Alma Preta.

Gisele Brito

Gisele Brito

Editorial

Jornalista é co-editora do Pandemia Sem Neurose e membro da Rede Jornalistas das Periferias. É mestranda em planejamento urbano pela FAUUSP e pesquisadora do LabCidade.

Thais-siqueira

Thais Siqueira

Conselho Deliberativo
Equipe Editorial

Moradora do Jardim Ângela, Thaís Siqueira é jornalista, educadora e produtora cultural. É uma das fundadoras do coletivo de jornalismo periférico Desenrola e Não Me Enrola. Atua como educadora no Você Repórter da Periferia, programa de formação de jovens repórteres e também como diretora de conteúdo da Rede Doladodecá, agência de comunicação formada por talentos das periferias.

Pedro-Borges

Pedro Borges

Conselho Deliberativo
Equipe Editorial

Pedro Borges é co-fundador e editor chefe do Alma Preta. Jornalista formado pela UNESP, Pedro compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, a Coalizão Negra por Direitos e a Diretoria de Comunicação do Camisa Verde e Branco. É colunista da Mídia Ninja e colaborador do Yahoo Notícias!

Riviane Lucena

Riviane Lucena

Conselho Deliberativo
 Equipe Editorial

É repórter no coletivo Embarque no Direito. Um jornal impresso, distribuído gratuitamente na região da periferia da zona sul de São Paulo. Além de repórter, atua na articulação institucional, produção e mobilização comunitária do coletivo.

Aline Rodrigues

Aline Rodrigues

Conselho Deliberativo
 Equipe Editorial

Moradora do Campo Limpo, jornalista co-fundadora da produtora independente de jornalismo de quebrada Periferia em Movimento, educomunicadora e intérprete de Libras. Integrante da Rede de Jornalistas das Periferias e do Fórum Comunicação e Territórios.